Apostilas

Início

Empresa Cursos Apostilas Literaturas Currículo Vendas Fale Conosco

 

I-1 - Tecnologia Moderna de Moldagem por Injeção para Leigos e Iniciados

Injeção é a tecnologia de transformação de plásticos mais utilizada no mundo. Estima-se que 35% de todos os artigos plásticos produzidos universalmente, sejam por este processo, é uma forma de processamento que envolve somente mudança de estado físico do material plástico e deslocamento do mesmo para dentro de um molde geralmente resfriado para adquirir a forma final.

Obs.: O processo de moldagem é intermitente, ou seja, após cada peça ser extraída do molde, um novo ciclo já teve início e é então caracterizado pelas etapas: Alimentação, plastificação (homogeneização), enchimento do molde, resfriamento, abertura do molde e extração da peça.


Pontos de Medição da Pressão

A medição pode ser efetuada em vários pontos, em função do tipo de peça moldada e do material utilizado , obtendo-se informações diferentes ; um transdutores colocado bem próximo do ponto de injeção (na parte terminal do canal ou no interior da cavidade) permite obter boas informações seja na fase de preenchimento bem como em boa parte na fase de recalque (até a solidificação do ponto de injeção). O projeto do molde deve, portanto, levar em conta esta exigência e poderão se encontrar dificuldades, às vezes na montagem de moldes já fabricados. Em cada caso, ao mudar a produção (e portanto o molde) é necessário prever um novo molde já preparado ou, em alternativa, a possibilidade de utilizar o mesmo transdutor para mais moldes (procedimento menos oneroso mas, certamente, mais desconfortável). Em caso de não ser possível montar o transdutor diretamente no molde, existem variações alternativas: no bico, - no cilindro hidráulico

Trata-se, neste caso, de “informações” menos precisas ou pelo menos parciais, mas úteis na interpretação do processo de injeção. A avaliação da pressão no material, quando medida no bico da injetora, não fornece indicações úteis sobre o andamento da fase de recalque; não se pode determinar o ponto de solidificação do material.

Também o andamento da pressão hidráulica, (no cilindro de injeção) não fornece informações precisas sobre a fase de recalque (pelas mesmas razões); mas é um acessório “standard” das injetoras e fornece detalhes bastante preciosos sobre a fase de preenchimento (inclusa na comutação).

A medida de pressão efetuada ao final do percurso do fluxo é indicada só como “índice de preenchimento” da cavidade ou como andamento (indicativo, já que estreitamente dependente do ponto de medição) da fase de recalque. Não fornece indicações precisas.

QUER SABER MAIS ?
Se interessou? 
Quer aprender mais? Adquira já a sua!


Instituto Avançado do Plástico

Rua Francisco Viscentainer, 85 - B: Assunção - S. B. do Campo - SP - Cep: 09861-630
Tel/Fax: (11) 4356-1883 / 8127-1311
Email: planetaplastico@planetaplastico.com.br / Orkut: Planeta Plástico - IAP
MSN: planetaplastico@hotmail.com