Gestão de Pequenas e Médias Empresas: Como resolver questões financeiras sem traumas
Wagner Cezar Lucato
ISBN: 85-88919-02-8
Ano: 2005
Edição: 2ª edição – atualizada e revisada
Número de páginas: 290
Formato: 14 x 21 cm
R$ 60,00

Este livro atual sobre a recuperação de empresas que enfrentam dificuldades financeiras é um verdadeiro manual de sobrevivência para que empresários e gestores possam tirar suas empresas do caminho que, invariavelmente, as conduzirá ao fracasso empresarial.

APRESENTAÇÃO

Esta obra traz como proposta central colaborar com os empresários na solução – sem traumas – de problemas numa área geralmente vista como traumática: as finanças do empreendimento. De forma didática, aproveitando sua rica experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais e recentes atividades de consultoria em recuperação de empresas, o autor apresenta os problemas, as soluções possíveis e um conjunto de alternativas estratégicas. Na mesma linha de clareza, Wagner Lucato formula um apêndice de conceitos básicos de administração e finanças. Contribui, assim, para a mais adequada compreensão do quadro de referência em que o empresário deve se posicionar para enfrentar a batalha da sobrevivência.

Destaco que essa espécie de publicação, com motivação orientada para preservar a saúde dos empreendimentos, enquadra-se perfeitamente no papel do Simpi, entidade criada em 1988, que se volta, em boa parte, para a facilitação do trabalho de criação das empresas, mas que procura estimular a preservação e o crescimento dos empreendimentos.

Convém esclarecer que a guerra pela sobrevivência apresenta algumas estatísticas cruéis. No ano de 2000, foram criadas cerca de 710 mil empresas no Brasil, das quais 93% microempresas com até quatro pessoas trabalhando. Contudo, há um dado que nos deixa pasmos: cerca de 65% desse total de empresas abertas, ou algo próximo a 460 mil empresas, tiveram suas portas cerradas no mesmo ano, num processo que liquida recursos individuais duramente poupados e frustra legítimas esperanças dos empreendedores.

No Sindicato, buscamos tratar feridas e diluir dificuldades do segmento que representamos, muitas vezes em sistema de parceria. Há alguns anos, o Simpi instituiu o serviço Empresa Aberta, através do qual empresas podem ser formalizadas em menos de 24 horas, um avanço que representou um verdadeiro golpe na burocracia. Na área das relações trabalhistas, estamos participando dessa revolução simplificadora que são os núcleos de conciliação prévia, onde se agilizam os processos, e cria-se um patamar mais elevado para os dissídios entre trabalhadores e empregadores.

No fundo, trata-se da criação de um cenário em que sejam facilitados o surgimento, a consolidação e a expansão do micro e pequeno empreendimento. Todas as análises e discursos indicam que esse roteiro precisa ser cumprido, em benefício da geração de emprego, trabalho e renda.

Necessariamente, isso passa pela preocupação com a qualidade da gestão empresarial, o que torna o livro um instrumento adicional importante, colocando-se o autor, pelo tema e pela abordagem, como um novo parceiro do Simpi e das entidades representativas da pequena empresa nessa guerra pela sobrevivência, soerguimento e fortalecimento das empresas.

SOBRE O AUTOR

Wagner Cezar Lucato é engenheiro, economista e mestre em administração de empresas. Durante 25 anos desenvolveu atividades em empresas nacionais e multinacionais como General Electric, Black & Decker, Grupo BTR, Clock e Kawasaki, gerenciando diferentes áreas, desde engenharia industrial até direção geral.

Nos últimos cinco anos vem desenvolvendo intensas atividades de consultoria em recuperação e estruturação de empresas, através da Profit Providers Consultores Associados, empresa da qual é sócio. Em sua atuação acadêmica, foi por 15 anos professor de administração da produção junto ao IMES – Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul e à ESAN – Escola Superior de Administração de Negócios. Atualmente é professor de cursos de pós-graduação em Administração junto ao INPG e Univer-sidade São Francisco. Contato com o autor: wlucato@terra.com.br

INDÍCE

Capítulo 1 – Os problemas
    1 - Ah, que saudades daquele tempo!
    2 - E agora, José?
            O novo referencial na formação de preços
            A defasagem de competências
            Empresas conscientes e retardatárias
    3 - A cornucópia às avessas
            A ilusão dos "problemas financeiros"
            O processo de endividamento progressivo

Capítulo 2 – As soluções
    4 - Um trailer dos desafios que temos pela frente
    5 - Preparando a cirurgia
            O que não pode ser medido, não pode ser gerido
            Mas e o "por fora"?
            Mas o que está errado?
    6 - O que o demonstrativo de resultado nos conta?
    7 - É daí que vem o dinheiro!
            A análise ABC das vendas
            A análise dos 4 Os
    8 - Aqui começamos a gastar
            Matérias-primas
            Mão de obra direta
    9 - E o que sobrou até agora?
   10 - A batalha final
            A caça às bruxas!
            Agregados e terceirização
            Reinvente a sua organização!
            A hora da verdade!
            A empresa são pessoas!
    11 - A batalha continua!
            Cuidado com os contratos!
            Agora os bits e bytes!
            Não deixe pedra sobre pedra!
    12 - As outras fontes de problemas
            Um conforto para a produção
            Os clientes, penhorados, agradecem!
            Quem recebe também paga
            Os investimentos
    13 - O fluxo de caixa
            Será que estamos no caminho certo?
            Administrando a escassez
            Os doze trabalhos de Hércules
            Salada de frutas
    14 - Finalmente os Juros!

 

 

Capítulo 3 – Alternativas Estratégicas
    15 - Como está a sua concorrência?
            A rentabilidade de uma empresa
            Competir é preciso. Entender como, também
    16 - Alternativas estratégicas
        1 – Penetração de mercado
        2 – Desenvolvimento de mercado
        3 – Desenvolvimento de produtos
        4 – Diversificação
        5 – Fusão e joint venture
        6 – Integração vertical
        7 – Desintegração vertical (terceirização)
        8 – Reposicionamento
        9 – Desinvestimento
        10 – Liquidação
            A estratégia dificilmente é única
            Uma palavra final

Capítulo 4 – Apêndice A
    17 - Conceitos básicos de contabilidade e finanças
            Demonstrações contábeis e financeiras usuais
            Balanço patrimonial
            Demonstrativo de resultados do exercício
            Fluxo de caixa
            Orçamento empresarial

 

 

 
Para adquirir este livro, preencha o formulário abaixo:
 
Solicitante:
 
 
:
 
Dados da empresa/instituição
 

Nome da Empresa:
 
 
Endereço para Envio:
 
 
CEP:
   Não sei o meu CEP
 
Cidade:
 
 
Bairro:
 
 
Estado:
 
 
CNPJ ou CPF:
 
 
Inscrição Estadual (IE):
 
 
DDD/Telefone:
  -
 
Fax:
 
 
E-mail:
 
 
Formas de Pagamento:
PESSOA FÍSICA E JURÍDICA
- Depósito Bancário (Obs. Sedex não incluído no valor do livro)
Dados para depósito bancário
Banco Itaú
Agência 1690
C/C 15.881-9
CNPJ 06.166.166/0001-69
Favorecido : G.B. Com. Mat. Didáticos Ltda.
 
Banco do Brasil
Agência 1561-x
C/C 29299-0
CNPJ: 10.354.109/0001-80
Instituto Avançado do Plástico Ltda.
 
   

 

   
 

G.B. Materiais Didáticos
Tel/Fax: (11) 4356-1883 / 8127-1311 / Nextel 7888-9440 - ID: 9*43693
R. Francisco Visentainer, 85 - S.B. do Campo - SP. Cep: 09861-630.
Email: apostilas@planetaplastico.com.br / MSN: planetaplastico@hotmail.com