Esta é uma publicação pioneira no Brasil e visa oferecer subsídios para o entendimento das funções e mecanismos de atuação dos principais tipos de aditivos utilizados na indústria.
Em seus 13 capítulos ele trata da classificação dos aditivos e seus aspectos toxicológicos, os métodos de incorporação e os principais aditivos utilizados pela indústria, como os estabilizantes, plastificantes, lubrificantes, pigmentos, modificadores de impacto, cargas, e retardantes de chamas, entre outros. Amplamente ilustrado com gráficos, figuras e tabelas onde os efeitos dos aditivos nas propriedades do material são analisados e discutidos.
Destina-se a técnicos, engenheiros e demais profissionais envolvidos com as áreas de formulação, projetos, controle da qualidade e processamento de materiais poliméricos.
Ainda durante a graduação em Engenharia de Materiais tive muita curiosidade sobre a composição dos produtos plásticos. As revistas informativas da área mencionavam a existência de componentes utilizados para melhorar a performance ou reduzir os custos industriais, mas havia uma quantidade limitadíssima de informação na literatura especializada. Fui descobrindo que a principal fonte de consulta dos técnicos e engenheiros da indústria era o catálogo do fabricante de aditivos que, por razões óbvias, eram freqüentemente limitados a códigos comerciais que pouco acrescentavam para o entendimento dos mecanismos de atuação destes componentes. Mesmo na literatura internacional existe uma grande carência de informações neste setor. Os livros didáticos de qualidade são limitados a dois ou três, fazendo com que este assunto, embora de grande interesse prático, seja ainda de pouco entendimento.
Com base nesta necessidade, aliada a uma experiência acumulada com o tema, preparei em 1997 um texto didático para servir de suporte à disciplina “Aditivação de polímeros” com o apoio do Projeto REENGE do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba. Este material foi muito bem aceito pelos meus alunos – o que me incentivou em transformá-lo em um livro técnico. Várias atualizações foram realizadas a partir da versão original, resultando neste material que lhes apresento.
Pela minha própria formação, a proposta deste livro não é a de um receituário, onde o leitor possa encontrar as “fórmulas mágicas” para os seus problemas de composição. Ao contrário, este livro se propõe a dar embasamento ao leitor para entender os mecanismos de atuação dos principais aditivos utilizados na indústria de polímeros. A partir deste entendimento, espera-se que se possa utilizar de forma mais eficiente (e econômica) os diversos componentes disponíveis no mercado, sempre considerando-se aspectos como estrutura química do aditivo, propriedades do polímero-base, efeitos nas propriedades físicas, etc. Para que estes objetivos possam ser alcançados,procurou-se utilizar uma linguagem clara e direta e evitando-se fundamentação teórica profunda. Fórmulas e equações foram utilizadas apenas quando essenciais para a compreensão do texto.
|
Marcelo Silveira Rabello é Engenheiro de Materiais, graduado pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Engenharia Química e doutor pela University of Newcastle upon Tyne (Reino Unido).
Em 1989 iniciou sua carreira acadêmica como professor universitário e atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Materiais da UFPB, onde ministra inúmeras disciplinas na área de polímeros, para o nível de graduação quanto de pós-graduação.
É pesquisador do CNPq e orientador de vários trabalhos de doutorado, mestrado e iniciação científica nas áreas de degradação de polímeros, compósitos de matriz polimérica e cristalização de polímeros.
Prof. Marcelo é autor de dezenas de trabalhos científicos em revistas internacionais e em anais de congressos.
|